segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Boa sorte, Luiz Inácio!


Eu adoro o Facebook. Lá eu captei novos clientes, fiz novas amizades e reencontrei pessoas! Mas a parte que mais gosto é quando vejo pessoas postando suas impressões e opiniões sobre todo tipo de assunto. Bem, é um direito de todos, afinal a ditadura já acabou há tanto tempo que muita gente mal sabe que ela um dia existiu...
Enfim, o que me diverte é ver os usuários do Facebook “filosofando”, se arriscando em temas sobre os quais não sabem coisa alguma! Eu ando lendo coisas que beiram a insanidade, que mais parecem delírios! Eu não sei fazer contas de cabeça, assim como não sei desenhar ou cozinhar. Então vejo duas saídas para mim: aprender a fazer estas coisas, ou simplesmente não fazê-las, e se necessário, delegá-las a terceiros.
O brasileiro não gosta de ler, isso não é novidade para ninguém – e quando se aventura, os assuntos preferidos são as páginas policiais e as fofocas sobre gente famosa. Alguns obviamente lêem artigos sobre política. A quantidade de links com notícias sobre corrupção e afins vêm aumentando a cada dia no Facebook... São os “brasileiros indignados”, que com seus CTRL C’s e CTRL V’s acham que estão fazendo algo para mudar o Brasil! A maioria não sabe o que está “colando” em seus murais, e muito menos o que está escrevendo sobre isto!
A última moda é colar esta foto do ex-presidente Lula com os dizeres: CAMPANHA! LULA, FAÇA O TRATAMENTO PELO SUS! As mesmas pessoas que por oito anos disseram que o Lula endireitou o país agora colam esta mensagem “tão reconfortante” para um homem que está com câncer. Agora eu vou direto ao ponto central de todos os meus textos: o ato de reclamar. Que tipo de protesto é este? Do meu ponto de vista, o mais covarde possível. Vai melhorar o SUS? Vai fazer o ex-presidente se arrepender de algo que ele não fez pelo seu povo? Não, e não. Nada vai mudar. Uma lenga-lenga sem fim, igual a minha, quando eu vivo dizendo que reclamação sem uma atitude não leva a nada, no máximo pode nos rotular como acomodados e covardes... A lenga-lenga dos brasileiros: bancar o intelectual, reclamando sobre os políticos que nós mesmos elegemos: em mesas de bar, em refeitórios, em redes sociais... E só. Atitude ZERO.
Sendo assim, aqui vai minha mensagem a todos os que colaram isto em seus murais: cada um tem aquilo que merece. Hoje eu não tenho convênio médico, porque nunca me preocupei com isto (porém nunca fico choramingando e aguardando socorro de Brasília). A culpa é minha. Se eu desenvolver câncer eu irei para o SUS. Lula foi um chefe de estado e comandante supremo das Forças Armadas (se tivesse havido algum conflito), ou como o povo adora dizer, uma “celebridade”. Quão grande é a ilusão de quem acredita que por um segundo sequer somos todos iguais! O ex-presidente Lula é um homem de Elite, que conquistou o poder, e por direito pode e deve desfrutar de todos os benefícios de quem governa, de quem comanda. É assim, sempre foi e sempre será! Vide HISTÓRIA, amigos, eu não invento nada!
O meu desejo é que o ex-presidente receba toda a assistência médica possível, custe o quanto custar. Gostemos dele ou não, ele foi grande, e por isso merece sim, privilégios...
Boa sorte, Luiz Inácio.

PEDRO BOTTERO.

5 comentários:

  1. Muito bem dito.
    Apenas vamos acrescentar que esta reclamação toda a respeito do SUS possui uma dualidade muito perigosa que pode nos custar a volta da CPMF.
    A voz do povo é a voz de deus... O ponto é que deus não existe e que o povo brasileiro não tem força alguma, pois é pacífico e controlado pela mídia e por políticos corruptos que abusam de um poder dado por nós, pois somos fracos e incultos (não me incluo nisso, mas como brasileira, infelizmente não posso me excluir – Dizem que os sábios são contraditórios...).
    Não vejo saída em curto prazo para esta nação. Eu, pelo menos, invisto em minha educação e amo a cultura a nível mundial e esta é a minha única arma contra a ignorância que assola nossa república.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post scriptum, querida Iná! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Bravo!
    Realmente muitas campanhas virtuais são sem fundamento. Há algum tempo (na semana das crianças) questionei isso...Muitos aderem sem ao menos entender o que está acontecendo.
    Neste caso da saúde do presidente, quantos não fazem de tudo para tentar salvar seus entes queridos? Os que possuem recursos até buscam auxílio no exterior, e este homem, vão condená-lo agora neste momento tão delicado?? Gostei muito das suas palavras. E se houver interesse a Veja divulgou (uns 2 meses atrás) uma entrevista nas páginas amarelas com um médico americano renomadíssimo e ele faz um comentário sobre a exaustiva equiparação entre os serviços públicos e os serviços privados. Para ele "jamais o serviço público poderá ter a qualidade do privado, pois o que a Constituição garante é o serviço e não a qualidade dos mesmos". O serviço existe, mas com a demanda o Estado não consegue atender a todos com eficiência. Procure essa reportagem, talvez você goste. Em um primeiro momento eu discordei deste médico, mas depois refletindo.... há posições e posições.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, não creio que as manifestações ocorridas no Face foram sem fundamentos. Pela primeira vez fiquei admirada com a atitude, sim atitude, de muitas pessoas colarem e escreverem o que pensam e não se esconderem.
    Eu queria sim, que ele fizesse o tratamento dele pelo SUS, sabe por que? imagina uma pessoa que procura o hospital público com dores de garganta e roquidão, o médico não "perderá tempo" com exames, logo receitará um antibiótico, essa pessoa compra, começa a tomar, mas a dor só aumenta e a roquidão também, retorna ao hospital, o médco receita um antibiótico mais forte, faz um discurso de que deve-se tomar o remédio direitinho,a pessoa volta pra casa e só piora, quando retorna ao hospital resolvem fazer exames e descobre-se que não há mais tempo.
    Sabe aquele dito que muitos costumam dizer: "quando mexe no bolso é que a pessoa toma providência", então, quem sabe se ele passasse pelo SUS, tivesse uma crise de consciência e resolvesse "tentar" fazer algo?
    Não é desejar mal, e sim, que ele sinta na pele o que é conviver sem a esperança e a oportunidade, porque é exatamente isso que sentem pessoas que não tem recursos para um tratamento digno. Eu tenho plano de saúde sim, graças a DEUS tento me cuidar, presto muita atenção em quem darei o meu voto, e lhe garanto que não votei nesse cidadão de discurso mentiroso e atitudes duvidosas, leio muito, sou pós-graduada, não sou acomidada e muito menos covarde para me calar.
    Gostei sim, da atitude das pessoas, como escrevi não é desejar mal, e sim, uma oportunidade para ele sentir na pele como é, se ele ´fica satisfeito com a prestação de serviço, e se ele acha que dá para, milhares de brasileiros, "seus companheiros" viverem assim.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe Léia, mas sinto um pouco de inocência no que foi dito por você. O que te faz pensar que ele seria tratado como um igual? Certamente, mesmo que o atendimento fosse feito pela rede pública de saúde, ele teria um tratamento diferenciado por ter sido um líder. Ele nunca vai ficar na fila do SUS para absolutamente nada.
    Eu pergunto... O povo brasileiro gosta de demagogia? Porque isso seria pura demagogia, para manter a população feliz e controlada.

    DEMAGOGIA: "A arte de conduzir o povo".

    ResponderExcluir