quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ele morreu por vocês!


Uma matéria que publiquei na época da morte da cantora Amy Winehouse trazia este título: “Notícia boa é notícia ruim!” Eu sigo com a razão. No dia 06 deste mês, o site do jornal O Globo publicou:
“Cinegrafista é morto durante operação da polícia na Favela de Antares, Zona Oeste do Rio”. Não é preciso ser um gênio para imaginar o grau de periculosidade e risco de morte que existe em uma operação destas. Na minha cabeça livre deste terrível vício que é a paixão pela desgraça, eu me perguntei de imediato: O que um cinegrafista estava fazendo no meio de um tiroteio? Que tipo de preparo uma pessoa destas tem para se envolver numa situação assim? Ah, claro, este é o papel da imprensa, levar a realidade para seus telespectadores.
Mas isto serve para alguma coisa?
O que eu ganho assistindo a um confronto entre policiais e traficantes? Absolutamente nada, não faz o menor sentido ocupar-se com isto. Diz-se que violência gera violência, e eu concordo, a ponto de ser muito difícil eu ler notícias que tragam qualquer conteúdo desta natureza. Neste caso, tamanha foi a repercussão deste evento que acabei sendo fisgado, e trazendo novamente à tona minha perplexidade sobre o que a maioria das pessoas gosta de ver na televisão, jornais e Internet.
Já ouvi dizer: Ah, mas na tv só passa isto! Há muito tempo atrás o SBT exibiu o seriado “Chaves” às oito da noite, rivalizando com o Jornal Nacional, com uma razão óbvia – era o que as pessoas queriam assistir naquela ocasião! Só que naquele caso, elas se dobravam de rir em seus sofás, ao invés de irem para cama depois de tomarem seus banhos de sangue diários. Nós temos o domínio sobre a televisão: ou ela nos dá o que queremos assistir, ou deixamos de ver. E não o contrário! As emissoras trazem violência para os lares em tempo quase integral porque é o que todos querem. CULTURA ZERO.
Um de meus clientes, ao consultar-se com um psicólogo (devido a stress e pressão alta) pela primeira vez, teve que responder a seguinte pergunta: “O senhor por acaso acompanha os telejornais violentos que passam na tv?” Quem leu o livro O Segredo, vai reconhecer isto: “Se você se queixar, a lei da atração trará para sua vida mais situações sobre as quais se queixar”. É como o hipocondríaco que só fala em doenças e tem sempre uma doença nova. É uma regra universal. Há quem afirme que “quem vê a imundície, é a imundície”. Então por quê as pessoas passam tanto tempo interessadas em coisas que não querem para suas vidas? Na mesma página do jornal O Globo podemos ver que cerca de 1.500 pessoas "recomendavam" a matéria via Facebook. E ainda há o link que promete mostrar um vídeo com "o momento em que o cinegrafista é atingido" Não há coisa mais carniceira e sensacionalista do que isto.
Este desejo de milhões de pessoas é que fez o cinegrafista entrar em uma favela junto com policiais que iam de encontro com traficantes. Este mesmo desejo é que culminou em sua morte, deixando inconsoláveis três filhos e dois netos.
ELE MORREU POR VOCÊS...

PEDRO BOTTERO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário