sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Luiza já voltou do Canadá. E nós já fomos mais inteligentes"



Emprestei o título do vídeo que acabo de ver no YouTube – onde o excelente jornalista Carlos Nascimento diz o seguinte:
“Ou todos os problemas brasileiros estão resolvidos, ou então nós nos tornamos PERFEITOS IDIOTAS.”
Eu sou um crítico ferrenho do culto a qualquer coisa que não seja, primeiramente, nós mesmos, como indivíduos. Agora cultuar pessoas famosas, digo sem medo de críticas que isto é ser, como disse o jornalista, um perfeito idiota, “com todos os opcionais disponíveis”. Nascimento comenta dois casos: uma piada sobre alguém que voltou de algum lugar, e um suposto estupro em um reality show.
Até agora não sei do que se trata, e tampouco saberei, pois me recuso a ingerir tal conteúdo infame. Mas continuo me perguntando: por quê tanta gente se interessa por gente famosa, mais do que por entes “queridos”, e mais até do que por si mesmo? Quanto tempo, atenção e pensamentos desperdiçados! Que tipo de benefício, ou retorno isto pode nos trazer?
Se eu sair à rua agora mesmo e perguntar a várias pessoas o que são as estrelas no céu, tenho certeza que quase ninguém saberá. Mas se eu perguntar nomes de filhos de algum ator bem famoso, ou de algum jogador de futebol, creio que muita gente vai saber responder.
Poucos têm consciência de quão nocivo é direcionar tanto tempo e pensamentos para terceiros, especialmente quando sequer os conhecemos. Milhões de pessoas são viciadas em "celebridades", assim como outros milhões são viciados em álcool, tabaco e drogas. A primeira reação de quem escuta ou lê isto seria: ah, mas ser louco por fofocas de televisão e gente famosa não faz mal à saúde!
Pensem um pouquinho... Será que não? Uma mente informada com coisas realmente construtivas, não conta para a saúde, para o nosso sucesso?
Eu, pela milésima vez, não participo disto. A internet anda apodrecendo de tanta notícia inútil, que tenho acessado sites de notícias cada vez menos, e aos poucos voltando aos queridos livros. Para a minha mente quero a preciosa sabedoria, e não lixo. Nunca vi um reality show, não vejo novelas a mais de dez anos, e não assisto a telejornais sangrentos. Não sei quem “canta” uma coisa chamada rebolation, e uma outra coisa que diz ai, se eu te pego. Mas fico feliz por não estar falando sozinho: há outras pessoas com “peito e tripa” para dizer o que vivo dizendo, e em rede nacional.
Então, seria eu o alienado? Pouco me importa, mas caso seja - desde já me sinto muito afortunado e satisfeito...

PEDRO BOTTERO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário