quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Nunca serão...

Esta semana rostos como o de José Dirceu e José Genoíno ocupam os principais portais de notícia por conta do julgamento dos pagamentos de propina conhecidos como ‘mensalão’. Para mim, um dos melhores temas para ver nas entrelinhas e observar valores invertidos é o campo da política.

Em primeiro lugar, ser político nunca simbolizou pessoas em que o povo confiou para representá-lo. Um político nunca foi sinônimo de pessoa simples ou honesta. Ser político é ser poderoso e estar acima da lei. Sim, exatamente como bandidos, traficantes ou assaltantes de banco. Mas já me contradizendo, os eleitos pelo povo têm muito mais vantagens, pois agem “na legalidade”, nas barbas da constituição e dos que deram poder a eles – nós todos! E o fato mais absurdo: vejo algumas pessoas estúpidas comemorando as condenações em mais um ledo engano, senão vejamos: o que sempre acontece no máximo é a suspensão de direitos políticos por um tempo.

É como se depois de assaltar um estabelecimento, o indivíduo fosse apenas condenado a ficar um tempo sem poder frequentá-lo, e provavelmente sem ter que devolver o produto do crime! Já pensaram nisso?

Não sei como é em outros países, mas o brasileiro é completamente irresponsável e imbecil para escolher governantes. Tem memória de pernilongo e é como mulher de malandro. O nome Fernando Collor de Melo por si só já ampara minha avaliação! Senador Collor!

A imensa roubalheira na administração do PT é mais do que óbvia. Essa gente na adolescência tinha sonhos de igualdade social e liberdade, depois apanhou, levou choques e não chegou a lugar nenhum. A “democracia” voltou e nada da estrela vermelha deles brilhar. Depois que o Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto, chegou com ele a turma “que nunca comeu melado”. Só sendo cego ou muito hipócrita para crer que o poder não seduz, não corrompe. A turma do PT seguramente assaltou o Erário com juros e correção depois de anos de infortúnios, reparem que a coisa vem diminuindo, afinal já estão saciados, agem com mais moderação.

Recentemente anotei no facebook que há muito tempo, ao menos no papel, a pirâmide do poder inverteu-se, o poder deve emanar do povo, que tem o direito de fiscalizar e se necessário, substituir seus representantes. Mas a única coisa que o brasileiro faz é repetir que os governantes são corruptos, da mesma forma que um empregado se queixa de seu chefe, mas nunca tem atitude de argumentar com ele ou procurar outro trabalho.
Protestos? Bem, há para o casamento gay, contra o aborto, legalização da maconha, et cetera – e houve um contra a presença do ditador iraniano Mahmoud Ahmadinejad em nosso território! Quando ocorrerão manifestações massivas contra a corrupção? Se isso vier a mudar, levarão muitas décadas, a história sinaliza isso, há muito pouco tempo tínhamos um imperador e esta nação levou séculos para ser independente de sua metrópole.

Mas em minha opinião, não mudará muita coisa, o que pode melhorar é a eficiência dos políticos e alguma diminuição desses delitos, no melhor estilo “rouba, mas faz”.

O cavalo dá coice quando se assusta.
O cão levanta a perna para urinar.
Políticos são corruptos.

PEDRO BOTTERO.

4 comentários:

  1. Bom caro amigo, concordo em partes do que você escreveu, roubar depois de chegar ao poder não pode de forma alguma justificar o que o PT fez e está fazendo, claro, não só o PT rouba quando está no poder, todos os outros também o fazem. Concordo quando você diz que somo acomodados em relação a corrupção, vale lembrar que fomos colonizados por pessoas que eram ladrões, prostitutas e todo o tipo de escória portuguesa, espanhola etc...Eu já publiquei diversos manifestos no facebook falando que enquanto nós não nos conscientizarmos como povo, como nação a coisa não irá melhorar. Talvez com o caso do mensalão nós estejamos vendo o rumo da historia mudar com bandidos eleitos pelo povo e seus comparsas irem pra cadeia.
    Acredito que não a curto, mas a médio e longo prazo o nosso nível de cidadania e consciência politica irá mudar pra melhor, pois nossa geração está mais "ligada" nessas questões e se importando mais. O duro é lutar contra a ignorância que ainda assola boa parte do Brasil, mas nossa democracia ainda é jovem como nós e ainda está engatinhando se formos nos comparar com EUA e França por exemplo que tem mais de 300 anos de democracia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Dennis, suas linhas complementaram o texto, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mr Bottero, não concordo em nada com que voce escreveu! Esse Pais é maravilhoso,o ser humano que o habita é mais maravilhoso ainda! Todo mundo reclama de barriga cheia, olha que democracia linda, derrubamos um Presidente e que após cumprir 8 anos de exilio politico, ele volta e assume como Senador! e trabalha sério! Os partidos políticos não roubam, apenas tomam emprestado,pois devolvem tudo para o povo, quando precisam fazer campanhas,através de bons churrascos e ajuda de custo para gasolina, cartazes etc. Esse caso de Mensalão é uma mentira, pegaram alguns "Santos" apenas para aqueles Juizes do tribunal aparecerem, coitados desses politicos, esse Juizes não tem mais como aparecer, santa paciência! Dá licença que vai começar a novela da Globo, preciso assistir, depois tem um jogaço de futebol, e no fim da noite tem uma luta fantástica com o Anderson...tudo bem que tem uns programas no meio que tenho que engolir pq são chatos, sobre economia, uns caras discutindo politica, bah!e preciso ouvir tambem o que meu "santo homem" vai me dizer no culto, pois tenho que levar minha colaboração "dizimal"...e vê se o senhor pensa no que escrevi, e talvez o senhor enxergue o País com a clareza que eu enxergo, limpe a lente do seus óculos!

    ResponderExcluir
  4. Caro GFender, não esperava menos transparência e sinceridade de sua parte. Grato!

    ResponderExcluir